Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista destinada à divulgação de artigos sobre o Cinema. Aceitam-se trabalhos que abordem qualquer aspecto do campo do Cinema. São aceitos trabalhos na forma de ensaios teóricos, análises filmícas e estudos empíricos sob os mais diversos enfoques ou abordagens teóricas e metodológicas. A RELICI destina-se aos interessados nos estudos sobre o Cinema.

A RELICI não cobra taxas de submissão ou de publicação dos autores.

 

Políticas de Seção

APRESENTAÇÃO

Seção dedicada a texto introdutório de cada edição

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

PRIMEIRA SESSÃO

Seção dedicada a textos curtos, poesias, contos e outros formatos relacionados ao cinema

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ARTIGOS

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NOTAS E COMUNICAÇÕES

Nesta seção serão publicados trabalhos de menor extensão que abordem aspectos diversos do cinema e do audiovisual

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RESENHA

A RELICI publica resenhas de livros desde que sejam de publicação recente, ou seja, com no máximo um  ano de antecedência em relação ao ano da edição vigente. As resenhas deverão conter identificação completa da obra resenhada e dados completos do autor da resenha.

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ENTREVISTAS

A RELICI publicará entrevistas com pessoas de renome no campo do cinema. Além das perguntas e respostas, deverá haver uma breve descrição do entrevistado e do(s) entrevistadores.

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Dossiê Estudos Filmícos no CIAC

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DOSSIÊ CINEMA E FILOSOFIA - ARTIGOS

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Dossiê "90 Anos do Filme Musical"

Chamada de trabalhos para o dossier: “90 ANOS DO FILME MUSICAL”

Desde o nascimento do cinema sonoro, o filme musical assumiu um papel importante na indústria cinematográfica, emergindo como um dos géneros mais emblemáticos do cinema clássico. Apesar do declínio de popularidade que enfrenta desde os anos 60, o filme musical tem sobrevivido e continua a ocupar um lugar importante no imaginário dos cinéfilos de todo o mundo, suscitando o interesse do meio académico, onde se realizam importantes trabalhos de pesquisa sobre este género cinematográfico.

90 anos após a estreia do pioneiro “The Jazz Singer/O Cantor de Jazz (A. Crosland, 1927), a RELICI, pretende homenagear o filme musical, lançando um convite a todos os pesquisadores interessados neste género para que enviem suas propostas de artigos para o dossier intitulado “90 anos do Filme Musical”, a ser publicado na edição de janeiro de 2018 da RELICI.

Serão bem-vindos artigos sobre os seguintes tópicos:

Análises de caráter historiográfico sobre o cinema musical (em todas as suas variantes) produzido não apenas em Hollywood ou Bollywood, mas também no Brasil (Chanchada), Alemanha, Reino Unido, Europa Mediterrânea (Itália, França e Espanha) e China/Hong Kong.

Estudos de caso sobre a receção do filme musical.

Análise de questões formais, tais como o impacto de inovações tecnológicas como a película colorida, tecnicolor, som estereofónico, widescreen, 3D e os novos meios digitais.

Análises musicológicas ou sociológicas do filme musical, recorrendo a estudos de caso.

O filme musical enquanto exercício biográfico (biopic).

O papel dos interpretes da musica popular no cinema musical.

O documentário musical.

Questões de Intermidialidade no filme musical.

O dossier será coordenado por Jorge Carrega (PhD), pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (Portugal) e membro do conselho editorial da RELICI.

Os autores interessados devem enviar suas propostas até 30 de setembro, diretamente no site da RELICI fazendo a opção pelo Dossiê no momento da submissão.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos por mensagem eletrônica para de Jorge Carrega: jmcarrega@ualg.pt.

Editores
  • Jorge Manuel Carrega
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DOSSIÊ CINEMA E FILOSOFIA - RESENHAS

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EDITORIAL

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Processo de Avaliação pelos Pares

Não há avaliação de conteúdo. Os artigos submetidos serão avaliados apenas em relação à adequação ao escopo da RELICI, propriedade da linguagem e formato.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Conselho Editorial

Clóvis Mendes Gruner - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Cynthia Leticia Schneider - Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Denize Correa Araújo - Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Eduardo Tulio Baggio - Universida Estadual do Paraná (UNESPAR)

Eliane Cristine Francisco Maffezzolli - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Fernando Andacht - University of Ottawa (uOttawa)

Fernando Antonio Prado Gimenez - Uiversidade Federal do Paraná (UFPR)

Fernando Gomes de Paiva Júnior - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Jorge Manuel Neces Carrega - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), Portugal.

José Gatti - Universidade Tuiuti do Paran-a (UTP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Rafael José Bona - Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)