Dossier Cinema e Literatura de Viagens

Coordenação de Jorge Carrega e Sara Vitorino Fernandez

 CLEPUL- Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

 CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

 

Desde Homero, passando por Fernão Mendes Pinto, Jules Verne e José Saramago, a Literatura de Viagens, tem constituído um dos mais influentes géneros literários, e serviu como fonte de inspiração a alguns dos maiores cineastas do nosso tempo. Muito mais do que diários ou guias de viagem, estes textos destacam as impressões, as reações pessoais e o que se experiencia em contacto com o Outro.

Transformando textos literários em imagens, a 7ª arte permitiu materializar as palavras em paisagens que podemos agora ver e não só imaginar. O encontro entre a Literatura e o Cinema surge como uma viagem desde a palavra até à imagem e desde o poder da imaginação até à realidade, mesmo que esta realidade seja ficcionada.

O dossier “Cinema e Literatura de Viagens” propõe uma reflexão sobre a fecunda relação da 7ª arte com o género literário designado como Literatura de Viagens.

A Revista Livre de Cinema convida os autores a enviarem ensaios sobre os seguintes tópicos:

Partindo do estudo interartes, interessa refletir sobre técnicas narrativas literárias e fílmicas, o modo como se expressam, como se fundem e como se inter-relacionam;

A importância histórica da literatura de viagens no desenvolvimento de géneros cinematográficos como o filme de aventuras, e a influência exercida por autores como Homero e Jules Verne;

Adaptações cinematográficas de livros de viagens;

O filme de viagens como reflexão sobre as culturas do mediterrâneo;

Questões de raça, gênero e identidade no filme de viagens;

O olhar do viajante europeu sobre a realidade geográfica e cultural de outros continentes.

 Outros temas e abordagens que tratem da relação cinema e literatura de viagens são bem-vindos.

O prazo de submissão de artigos para o dossier se encerra em 31/07/2020.

Solicitamos aos autores que, ao submeterem texto para o dossier, façam a opção pela seção "Dossiê Cinema e Literatura de Viagens"