Dossier “A Literatura Portuguesa no Audiovisual”

A Literatura Portuguesa, devido à sua importância e complexidade, foi, desde os alvores do cinema, fonte de inspiração para adaptações de obras literárias ou para filmes de cariz biográfico. Desde o monumental Camões, de José Leitão de Barros (1946) a Florbela, de Vicente Alves do Ó (2012), filmes que retratam a vida de escritores; até à adaptação de textos de escritores consagrados, desde Amor de Perdição, realizado por Georges Pallu (1921) até Os Maias de João Botelho (2014), o cinema tem interpretado em imagens e som o percurso da Literatura Portuguesa. Também a Televisão foi sensível aos enredos dos textos romanescos portugueses. Exemplo disso são as séries brasileiras O Primo Basílio (1988) e Os Maias (2001).

Destacando o interesse que os meios audiovisuais têm tido pela Literatura Portuguesa, apelamos aos investigadores o envio de trabalhos dentro da temática do diálogo frutífero entre obras literárias portuguesas e o audiovisual.

O dossier será coordenado por Sara Vitorino Fernandez, investigadora do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Faculdade de Letras-Universidade de Lisboa).

Os autores interessados devem entregar os seus textos até 31 de Julho de 2021 fazendo a submissão directa na plataforma da RELICI, indicando que a submissão se destina ao dossier.

Para quaisquer outros esclarecimentos contactar Sara Vitorino Fernandez através do e-mail sara.faria.fernandez@gmail.com