DOSSIÊ CINEMA E FUTEBOL

2025-02-26

Cinema e futebol costumam ser pensados, na vida ordinária, como formas de entretenimento, ocupando um tempo e espaço de vida das pessoas como fruição artística e esportiva, como forma de distração ou de se “desligar” da dimensão do trabalho. Ao mesmo tempo, tanto o cinema, enquanto produto cultural bastante característico da modernidade, como o futebol, como manifestação corporal que ganhou proporções de consumo midiático em todo o mundo, podem ser entendidos como elementos da cultura moderna que mobilizam muitas questões sobre nossos modos de vida.

São duas categorias que permitem às mais diversas áreas do saber uma produção de conhecimento e de análises que extrapolam os meros conteúdos artísticos e/ou esportivos, ou mesmo mercadológicos e espetacularizados a que inicialmente podem se propor.

É com essa intenção que a chamada para o Dossiê “Cinema e Futebol” se propõe, ou seja, estimular, provocar, mobilizar e envolver uma rede de agentes do campo acadêmico, sob a perspectiva multidisciplinar, na produção de textos – nas mais diversas formas, como artigos empíricos, ensaios, estudos de levantamento, relatos de experiências, entrevistas e resenhas – que tragam a discussão envolvendo cinema e futebol. Os textos deverão ser enviados pela Plataforma da RELICI, seguindo suas normas de submissão (https://www.relici.org.br/index.php/relici/about/submissions), assinalando na submissão a opção "Dossiê Cinema e Futebol".

Trata-se de mais uma iniciativa da Linha de Pesquisas “Mídias, torcidas e movimentos antirracistas” do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT/CNPq Estudos do Futebol), que desde seu surgimento, em 2023, tem procurado mobilizar e articular agentes do contexto científico brasileiro e internacional diante da centralidade do futebol brasileiro no panorama da cultura brasileira e suas intersecções e sob a perspectiva das Ciências Humanas/Humanidades.

Cronograma:

Divulgação da Chamada do Dossiê: Fevereiro de 2025

Recebimento dos Textos (plataforma): Março a Julho de 2025

Avaliação dos textos (duplo cego): Abril a Agosto de 2025

Revisão dos textos aprovados: Setembro de 2025

Publicação do Dossiê: Final de 2025 (Outubro a Dezembro)