ZÉ DO CAIXÃO: HORROR CAIPIRA, NOTAS SOBRE CULTURA POPULAR E SURREALISMO

Autores

  • Ana Carolina Acom Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) http://orcid.org/0000-0002-7106-0401
  • Denise Rosana da Silva Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

Este artigo é um estudo sobre o personagem Zé do Caixão, criado por José Mojica Marins. Investiga-se como seu personagem teria traduzido o imaginário de medos e crenças tipicamente nacionais. O estudo parte de conceitos sobre cultura, vinculado a autores como Raymond Williams e Michel de Certeau, para pensarmos de que forma o imaginário popular e a própria cultura são transpostos nas criações de Mojica. A leitura cinematográfica, perpassa pelo conceito de imagem-sonho citado por Gilles Deleuze, e associado ao surrealismo no cinema. 

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Acom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa - Filosofias da Diferença e Educação, Graduada em Filosofia também pela UFRGS, e Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC-RS. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPQ): História da Arte e Cultura de Moda (UFRGS)
  • Denise Rosana da Silva Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
    Doutora em Educação pela UEM. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Coordenadora e Docente no Programa de Mestrado e Doutorado  em Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF) da mesma instituição. 

Downloads

Publicado

2019-01-11