A UTILIZAÇÃO DO CINEMA SOB A LEITURA DA LEI 10.639/03

Autores

  • Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes Instituto Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-4925-9876
  • Thaís Vieira Silva de Souza Discente regular do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Linha de pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. http://orcid.org/0000-0002-8593-8668

Resumo

No presente artigo busca-se discorrer sobre a utilização do cinema enquanto recurso metodológico, oportunizando a prática de ensino, de modo, a contribuir para o ensino de diferentes temas em sala de aula, dentre eles a lei 10.639/03 que encontra resistência em diferentes aspectos educacionais e sociais por tratar da história e cultura afro-brasileira e africana. A utilização de filmes é um recurso metodológico comumente empregado em sala de aula, entretanto seu emprego se encontra condicionado a forma com que o professor o emprega de maneira a permitir com que os alunos adentrem na realidade proposta pelos realizadores considerando as peculiaridades de sua aplicação. Refletindo assim sobre o papel do imaginário do espectador, como também, dos significados presentes nas obras e de como as questões socioculturais e as relações raciais se refletem nas telas em um país onde a diversidade apesar de existente ainda é desconsiderada no que se concerne a representação e a forma como estas são interpretadas pelos seus espectadores.

Biografia do Autor

  • Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

    Doutor em Filosofia (UFRJ)

    Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

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Publicado

2021-01-01