ALÔ, CARNAVAL!, ADEUS, BRASIL!

DA NOSTALGIA À DISSOLUÇÃO DA UTOPIA, UMA LEITURA DE QUANDO O CARNAVAL CHEGAR E BYE BYE BRASIL

Autores

Resumo

 Quanto O Carnaval Chegar (1972) e Bye Bye Brasil (1980), filmes dirigidos por Cacá Diegues, possuem flagrante semelhança em seus arranjos narrativos básicos, uma vez que o espectador acompanha em ambos a viagem de uma trupe de artistas pelas estradas do Brasil. No entanto, se a associação com o road movie funciona nos dois filmes como uma representação alegórica de uma “busca pelo Brasil” ou da brasilidade, divergem drasticamente nas perspectivas que assumem: enquanto Quanto O Carnaval Chegar o olhar é dirigido ao passado com franca dicção de nostalgia e saudosismo – acolhendo em atitude intertextual o  “filme de carnaval” dos estúdios Atlântida e Cinédia  –, Bye Bye Brasil flagra o processo de irrevogável desagregação de traços da cultura tradicional brasileira e a dissolução da utopia do “Brasil grande” na região amazônica. Este artigo busca aferir tal discordância no cerne do discurso cinematográfico.

Biografia do Autor

  • Marcelo Magalhães Bulhões, Universidade Estadual Paulista

    Marcelo Bulhões é Livre-docente (Unesp) em Teoria Literária, Doutor em Literatura Brasileira (USP) e Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Graduação em Jornalismo da Unesp – FAAC. É autor dos livros A Ficção nas Mídias: um Curso sobre a Narrativa nos Meios Audiovisuais (Ática, 2009), Jornalismo e Literatura em Convergência (Ática, 2007), Leituras do Desejo: o Erotismo no Romance Naturalista Brasileiro (Edusp, 2003), Literatura em Campo Minado: a Metalinguagem em Graciliano Ramos e a Tradição Literária Brasileira (Annablume, 1999), Casa de Pensão – Aluísio Azevedo (Organizador); (Ateliê, 2014); A Carne – Júlio Ribeiro (Organizador); (Ateliê, 2002), Jornalismo, Literatura e Violência: a Escrita de João Antônio (UNESP/FAAC, 2005), além de diversos artigos em livros e revistas na área de Comunicação e Letras. No Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP desenvolve pesquisas na confluência entre cinema, televisão, novas mídias e literatura, pertencendo à Linha Pesquisa “Produção de Sentido na Cultura Midiática”.

Downloads

Publicado

2024-04-02