PANORAMA DO CINEMA FRANCÊS
-
Resumo
A importância do cinema francês é enorme já desde os irmãos Lumière e seus operadores. Em seguida, houve um momento de relativa crise, por conta do relativo predomínio de Hollywood. A partir das últimas décadas excelentes produções voltaram a trazer destaque a filmes produzidos na França. Para este artigo, foram utilizados exclusivamente fontes acadêmicas, artigos de Revistas e de Congressos, além de livros, garimpadas ao longo de um tempo longo. Para a busca dos artigos se utilizaram duas frentes: Portal da CAPES e Google Acadêmico. Procuraram-se fontes focadas com profundidade em algum filme ou em algum diretor. Excelentes artigos que fazem comparações entre obras ou autores, ou que aplicam modelos teóricos de análise não foram utilizados. Ademais, textos que comparam obras à luz de elementos sociais, políticos ou religiosos também não foram adotados. Com tais critérios, é fácil perceber a dificuldade em encontrar fontes que puderam ser utilizadas. A partir de tais fontes, o estudo procurou descrever obras fílmicas como estudos de casos, ou seja, com profundidade e como peças únicas. Em função de uma obra que analisa extensamente a produção de François Truffaut, tal cineasta recebeu um capítulo especial no presente artigo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).