(INTER)CONEXÕES ENTRE O CINEMA E A PUBLICIDADE
EXPANSÕES TRANSMÍDIA DE FILMES DE SUPER-HERÓIS PARA COMERCIAIS AUDIOVISUAIS
Resumo
Este artigo estuda o universo de dois filmes de cinema blockbuster sobre super-heróis: Batman vs Superman - a origem da justiça (2016) e Capitão América - guerra civil (2016) e como estes se expandem para a publicidade. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar a narrativa transmídia a partir do universo dos super-heróis expandido para a publicidade, especificamente em comerciais audiovisuais. Como objetivos específicos: identificar como estas narrativas se relacionam com as marcas anunciantes especificamente em cada um dos dois filmes; como essas narrativas criam sentidos próprios a partir deles. Refere-se a uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativo. Como resultado foi possível constatar que a publicidade faz parte da narrativa transmídia do universo dos referidos filmes e pode contribuir para novas experiências para o espectador/consumidor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).