(INTER)CONEXÕES ENTRE O CINEMA E A PUBLICIDADE

EXPANSÕES TRANSMÍDIA DE FILMES DE SUPER-HERÓIS PARA COMERCIAIS AUDIOVISUAIS

Autores

  • Denner Junkes Cardoso Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael José Bona Universidade Regional de Blumenau - FURB e Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI http://orcid.org/0000-0003-2116-2407

Resumo

Este artigo estuda o universo de dois filmes de cinema blockbuster sobre super-heróis: Batman vs Superman - a origem da justiça (2016) e Capitão América - guerra civil (2016) e como estes se expandem para a publicidade. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar a narrativa transmídia a partir do universo dos super-heróis expandido para a publicidade, especificamente em comerciais audiovisuais. Como objetivos específicos: identificar como estas narrativas se relacionam com as marcas anunciantes especificamente em cada um dos dois filmes; como essas narrativas criam sentidos próprios a partir deles. Refere-se a uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativo. Como resultado foi possível constatar que a publicidade faz parte da narrativa transmídia do universo dos referidos filmes e pode contribuir para novas experiências para o espectador/consumidor.

Biografia do Autor

  • Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau - FURB e Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
    Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Docente da FURB e da UNIVALI

Downloads

Publicado

2024-10-18