FUNDAMENTOS DA ANÁLISE FÍLMICA
UM BREVE PANORAMA TEÓRICO METODOLÓGICO
Resumo
O presente artigo objetiva reunir os principais teóricos da análise fílmica, como Jacques Aumont, Michel Marie, e Francis Vanoye, Anne Goliot- Lété, que discutiram temas relacionados à metodologia da análise fílmica a fim de fazer um apanhado geral de suas teorias, e por meio desta; estabelecer critérios metodológicos e bases epistemológicas, que auxiliem em seus fundamentos e conceitos ligados à sua práxis . Se partirá então, de suas teorias para articular, de forma breve, suas ideias para traçar um quadro introdutório dos principais fundamentos que norteiam tal método de análise. Sobretudo, irá se partir das observações feitas por Jacques Aumont e Michel Marie para pensar a análise textual dentro da perspectiva da análise fílmica.
Downloads
Publicado
2024-12-28
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).