O ESPETÁCULO DA CATÁSTROFE
O “FIM DO MUNDO” NO CINEMA DE HOLLYWOOD DA GUERRA FRIA AO SÉCULO XXI
Resumo
A ascensão do cinema de ficção científica no cinema de Hollywood durante a segunda metade do séc. XX, constitui o reflexo de uma sociedade que se confrontou com os perigos da aniquilação nuclear e as profundas transformações provocadas pelos avanços tecnológicos das últimas décadas. Contudo, o sucesso do filme de ficção científica deveu-se igualmente a assimilação de elementos do filme de aventuras e do filme catástrofe, visando a criação de narrativas espetaculares, que se caracterizam pela profusão de efeitos visuais e imagens estilizadas onde os espetadores são convidados a contemplar os mais diversos cenários de destruição.
Downloads
Publicado
2024-10-18
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).