“A PAQUERA (2004)” E “QUEBRA-CABEÇA (2005)”:
UM PANORAMA DOS PRIMEIROS FILMES DO REALIZADOR MARCELO ROQUE BELARMINO
Resumo
O presente ensaio tem como objetivo descrever e analisar as primeiras produções audiovisuais do intelectual negro Marcelo Roque Belarmino, descrevendo e analisando os filmes: “A Paquera (2004)” e “Quebra-cabeça (2005)”. A pauta destes filmes do realizador estava ancorada em uma tendência às questões de políticas identitárias e de atuação de jovens com o uso do dispositivo videográfico, na perspectiva de fazer uma relação convergente com as artes contemporâneas. O escrito disserta sobre as peculiaridades e sutilezas da equipe (coletivo) de produção, bem como são apresentadas as referências da estética videográfica pontuando o uso de figura de mescla de imagem que foram utilizadas nas duas obras. Conclui-se que as criações do realizador são importantes, pois estando em outro espaço-território seu pensar-arte e seu pensar-cinema está concomitante as produções de outros centros e paragens.
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