“A PAQUERA (2004)” E “QUEBRA-CABEÇA (2005)”:

UM PANORAMA DOS PRIMEIROS FILMES DO REALIZADOR MARCELO ROQUE BELARMINO

Autores

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo descrever e analisar as primeiras produções audiovisuais do intelectual negro Marcelo Roque Belarmino, descrevendo e analisando os filmes: “A Paquera (2004)” e “Quebra-cabeça (2005)”. A pauta destes filmes do realizador estava ancorada em uma tendência às questões de políticas identitárias e de atuação de jovens com o uso do dispositivo videográfico, na perspectiva de fazer uma relação convergente com as artes contemporâneas. O escrito disserta sobre as peculiaridades e sutilezas da equipe (coletivo) de produção, bem como são apresentadas as referências da estética videográfica pontuando o uso de figura de mescla de imagem que foram utilizadas nas duas obras. Conclui-se que as criações do realizador são importantes, pois estando em outro espaço-território seu pensar-arte e seu pensar-cinema está concomitante as produções de outros centros e paragens.

Biografia do Autor

  • Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

    Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-doutor em Educação pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP-Argentina). Membro do grupo de pesquisa “Corpo e política”.

  • Wolney Nascimento Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

    Doutor em Educação – PPGED/UFS. Mestre em Cinema - PPGCINE/UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Corpo e Política”. Professor Arteducador da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe/SEDUC. 

Downloads

Publicado

2025-03-05