A PARANOIA DE UMA ERA NUCLEAR

UMA AULA SOBRE A GUERRA FRIA COM O FILME O DIA SEGUINTE (1983)

Autores

  • Bruno José Yashinishi Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões quanto ao uso de filmes no contexto educacional. O tema da Guerra Fria geralmente compõem os conteúdos do componente curricular de História, tanto para os últimos anos do Ensino Fundamental, quanto para as Séries do Ensino Médio. Nesse sentido, o presente texto busca suscitar reflexões teóricas e metodológicas, apontando como o filme O dia seguinte, de 1983, pode ser trabalhado no contexto escolar e com finalidades pedagógicas, tornando o processo de ensino/aprendizagem, mais dinâmico, eficaz e consequente.

Biografia do Autor

  • Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Londrina

    Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da CAPES. Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Estudos Interdisciplinares em Humanidades pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduado em Filosofia pelo Studium Theologicum Claretiano de Curitiba. Graduado em Sociologia pela Universidade Paulista (UNIP).

Downloads

Publicado

2025-03-05