PARA BERTA, COM AMOR
DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
Resumo
O artigo analisa o documentário independente Para Berta, com amor, baseado na tese da historiadora Bianca França. O filme celebra a relevância de Berta Gleizer Ribeiro na antropologia brasileira e nos estudos das culturas indígenas. A produção, realizada durante a pandemia de Covid-19, combina entrevistas, arquivos e uma trilha sonora simbólica impactando positivamente em projetos de letramento científico. Este artigo ressalta o papel do audiovisual na divulgação científica e preservação da memória de intelectuais brasileiros.
Downloads
Publicado
2025-03-05
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).