Submissão
PRIMEIRA SESSÃO
Seção dedicada a textos curtos, poesias, contos e outros formatos relacionados ao cinemaNOTAS E COMUNICAÇÕES
Nesta seção serão publicados trabalhos de menor extensão que abordem aspectos diversos do cinema e do audiovisualRESENHAS
A RELICI publica resenhas de livros desde que sejam de publicação recente, ou seja, com no máximo um ano de antecedência em relação ao ano da edição vigente. As resenhas deverão conter identificação completa da obra resenhada e dados completos do autor da resenha.ENTREVISTAS
A RELICI publicará entrevistas com pessoas de renome no campo do cinema. Além das perguntas e respostas, deverá haver uma breve descrição do entrevistado e do(s) entrevistadores.Dossiê "90 Anos do Filme Musical"
Chamada de trabalhos para o dossier: “90 ANOS DO FILME MUSICAL”
Desde o nascimento do cinema sonoro, o filme musical assumiu um papel importante na indústria cinematográfica, emergindo como um dos géneros mais emblemáticos do cinema clássico. Apesar do declínio de popularidade que enfrenta desde os anos 60, o filme musical tem sobrevivido e continua a ocupar um lugar importante no imaginário dos cinéfilos de todo o mundo, suscitando o interesse do meio académico, onde se realizam importantes trabalhos de pesquisa sobre este género cinematográfico.
90 anos após a estreia do pioneiro “The Jazz Singer/O Cantor de Jazz (A. Crosland, 1927), a RELICI, pretende homenagear o filme musical, lançando um convite a todos os pesquisadores interessados neste género para que enviem suas propostas de artigos para o dossier intitulado “90 anos do Filme Musical”, a ser publicado na edição de janeiro de 2018 da RELICI.
Serão bem-vindos artigos sobre os seguintes tópicos:
Análises de caráter historiográfico sobre o cinema musical (em todas as suas variantes) produzido não apenas em Hollywood ou Bollywood, mas também no Brasil (Chanchada), Alemanha, Reino Unido, Europa Mediterrânea (Itália, França e Espanha) e China/Hong Kong.
Estudos de caso sobre a receção do filme musical.
Análise de questões formais, tais como o impacto de inovações tecnológicas como a película colorida, tecnicolor, som estereofónico, widescreen, 3D e os novos meios digitais.
Análises musicológicas ou sociológicas do filme musical, recorrendo a estudos de caso.
O filme musical enquanto exercício biográfico (biopic).
O papel dos interpretes da musica popular no cinema musical.
O documentário musical.
Questões de Intermidialidade no filme musical.
O dossier será coordenado por Jorge Carrega (PhD), pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (Portugal) e membro do conselho editorial da RELICI.
Os autores interessados devem enviar suas propostas até 30 de setembro, diretamente no site da RELICI fazendo a opção pelo Dossiê no momento da submissão.
Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos por mensagem eletrônica para de Jorge Carrega: jmcarrega@ualg.pt.
Dossiê CINEMA E FUTEBOL
Cinema e futebol costumam ser pensados, na vida ordinária, como formas de entretenimento, ocupando um tempo e espaço de vida das pessoas como fruição artística e esportiva, como forma de distração ou de se “desligar” da dimensão do trabalho. Ao mesmo tempo, tanto o cinema, enquanto produto cultural bastante característico da modernidade, como o futebol, como manifestação corporal que ganhou proporções de consumo midiático em todo o mundo, podem ser entendidos como elementos da cultura moderna que mobilizam muitas questões sobre nossos modos de vida. São duas categorias que permitem às mais diversas áreas do saber uma produção de conhecimento e de análises que extrapolam os meros conteúdos artísticos e/ou esportivos, ou mesmo mercadológicos e espetacularizados a que inicialmente podem se propor. É com essa intenção que a chamada para o Dossiê “Cinema e Futebol” se propõe, ou seja, estimular, provocar, mobilizar e envolver uma rede de agentes do campo acadêmico, sob a perspectiva multidisciplinar, na produção de textos – nas mais diversas formas, como artigos empíricos, ensaios, estudos de levantamento, relatos de experiências, entrevistas e resenhas – que tragam a discussão envolvendo cinema e futebol. Trata-se de mais uma iniciativa da Linha de Pesquisas “Mídias, torcidas e movimentos antirracistas” do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT/CNPq Estudos do Futebol), que desde seu surgimento, em 2023, tem procurado mobilizar e articular agentes do contexto científico brasileiro e internacional diante da centralidade do futebol brasileiro no panorama da cultura brasileira e suas intersecções e sob a perspectiva das Ciências Humanas/Humanidades.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).