A INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA QUANTO À FORMA E O CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE CENAS PRESENTES EM ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DO HOMEM-ARANHA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOLO DO HÉROI

Autores

  • Adolf Nascimento Bezerra da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Inês Regina Barbosa de Argôlo Universidade Federal do Vale do São Francisco http://orcid.org/0000-0001-5974-4889

Resumo

Esse artigo objetivou compreender o motivo dos diretores dos filmes live-action do Homem-Aranha recorrerem aos quadrinhos solo do Homem-Aranha para recriar nas películas de 2002 a 2017 algumas sequências de cenas com alto nível de semelhança, como também descobrir e analisar os elementos que tornam essas cenas parecidas, tanto em relação à forma, quanto à função. Para tanto, usou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Filmes e quadrinhos compartilham diversos aspectos, contudo, não são tantos os estudos que aproximam as duas mídias, por isso esse artigo pode contribuir para diminuir um pouco dessa lacuna.

Biografia do Autor

  • Adolf Nascimento Bezerra da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco
    Licenciado em Artes Visuais pela UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco).
  • Inês Regina Barbosa de Argôlo, Universidade Federal do Vale do São Francisco
    Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Colegiado de Artes Visuais. Doutoranda em Média-Arte Digital (UAB-PT); Mestra em Artes pelo programa de pós-graduação Prof-Artes pela- UFBa/UDESC (2016); Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu (2015); Especialista em Arte e Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília - UNB (2006); graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (2003), Licenciada em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (2006) e graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2009). Atua profissionalmente como professora, possuindo experiência no Nível Superior, cursos profissionalizantes e em escolas da Educação Básica, além da Educação Não formal.

Downloads

Publicado

2020-04-29