EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL EM ESTRANGEIROS NA ESCOLA (2014): ENSAIO DE ANÁLISE FÍLMICA

Autores

Resumo

O presente trabalho trata-se de um ensaio de análise fílmica do documentário Estrangeiros na Escola (França, 2014), dirigido por Martin Courcier e Alexis Zelensky. Nele, somos levados a uma relativa imersão no cotidiano de uma escola francesa que integra alunos estrangeiros que pouco ou nunca frequentaram a escola em seus países de origem. Para tal análise, optou-se por um processo de atribuição de significado através da assimilação, fundamentando-se em uma perspectiva sociológica da educação, de modo que os elementos educacionais identificados no material audiovisual sejam contemplados e interpretados. Objetivou-se demonstrar a educação como um elemento de integração social do indivíduo, isto é, como um processo de socialização secundária dos alunos imigrantes no ambiente escolar retratado no documentário.

Biografia do Autor

  • Rodolfo Alves de Macedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Graduado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Claretiano Centro Universitário e Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

NOTAS E COMUNICAÇÕES