DESASTRE NO FILME HISTÓRICO

O MELODRAMA DE POMPEIA

Autores

  • Suellyn Emerick Universidade Estadual de Campinas
  • Rodrigo Bastos Cunha Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Filmes históricos de ficção que retratam desastres naturais ocorridos ao longo da existência humana possuem um forte apelo público; no entanto, são pouco estudados. Assim, neste artigo buscamos discutir sobre mudanças nas representações no cinema do desastre da antiga cidade de Pompeia ao longo dos anos e discorrer sobre a sua relação com os códigos e a estética do filme melodramático. Para tanto, foram feitas análises descritivas de três filmes, apoiando-nos em artigos publicados por pesquisadores do gênero. Pontos destoantes entre os filmes foram identificados; entretanto, é notável que a fórmula melodramática e a preocupação com o desenvolvimento de novas técnicas cinematográficas são fatores de peso que proporcionam aos filmes históricos de desastre uma longa existência.

Biografia do Autor

  • Suellyn Emerick, Universidade Estadual de Campinas

    Graduada em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda no programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

  • Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp.

Downloads

Publicado

2024-04-02