MEMÓRIA, IMAGEM E TEMPO
A ARTE GEOMÉTRICA EM 'VIAGEM AO MUNDO DOS SONHOS’
Resumo
Este artigo tem como objetivo reviver memórias da minha infância, que logo viriam a ser “abandonadas” ou “esquecidas”. A exemplo dessas primeiras memórias está o filme “Viagem ao mundo dos sonhos”, de 1985. Algumas cenas desse filme ficaram marcadas em minha memória e são, de certa forma, responsáveis pelo meu projeto de pesquisa de doutorado. Dessa maneira, serão investigados, por meio de levantamentos teóricos, elementos como cor, forma, tempo, espaço e memória, tendo como pressuposto de análise a arte geométrica presente em uma das imagens do filme. Meu questionamento se baseia na presença de uma memória sensível, seja consciente ou inconsciente, mas que de alguma forma se revela significativa. Assim, este artigo propõe um aprofundamento nas imagens abordadas e em suas relações com a memória e o tempo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).