O CONCEITO DE CRONOTOPO NAS ANÁLISES DE NARRATIVAS SOBRE AS IDENTIDADES CULTURAIS LATINO-AMERICANAS
Resumo
O presente artigo propõe examinar as relações temporais e espaciais, a partir do conceito bakhtiniano de cronotopo, presentes nos documentários paraguaios Diário de Guaraní(2016) de Marcelo Martinessi e Overava(2012) de Maurício Rial Banti, filmes produzidos no âmbito do programa DOC TV América Latina de fomento à produção e teledifusão de documentários, que tem por objetivo incentivar o intercâmbio e o fortalecimento das identidades culturais latino-americanas. Para tanto, investiga-se como as relações de tempo e espaço são materializadas artisticamente e se articulam com o contexto sócio-histórico como elementos discursivos de identidades nas narrativas audiovisuais.
Downloads
Publicado
2026-04-11
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).