O SERIAL KILLER E A REPRODUTIBILIDADE TECNICA EM A CASA QUE JACK CONSTRUIU DE LARS VON TRIER

Autores

  • Tulio Rosa da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Ao colocar como protagonista um serial killer no filme A Casa que Jack Construiu (2018), Lars Von Trier se utiliza de cenas explícitas de extrema violência e crueldade para chocar audiências, mas, mais do que isso, sintetiza crime, arte, história e teoria, no que possibilita levantar questões ligadas ao mundo contemporâneo. Diante de tal obra, este trabalho se propôs a fazer uma análise fílmica, através do eixo reflexivo teórico, que circunscreve-se na singularidade do filme pretendido, e no que enfatiza a forma com que o longa-metragem  busca apresentar o caráter ideológico do protagonista serial killer, Jack, por meio de imagens e suas formas. O presente texto buscou articular a hipótese da verossimilhança da ideia de reprodução de imagens entre o ato de matar em série, através do conceito de “reprodutibilidade técnica”  de Walter Benjamin ao fazer uma aproximação com a montagem do filme  de Trier, a fim de levantar inferências no que concerne à imagem e  sua reprodução nesta obra do cineasta.

Downloads

Publicado

2024-10-18