O SERIAL KILLER E A REPRODUTIBILIDADE TECNICA EM A CASA QUE JACK CONSTRUIU DE LARS VON TRIER
Resumo
Ao colocar como protagonista um serial killer no filme A Casa que Jack Construiu (2018), Lars Von Trier se utiliza de cenas explícitas de extrema violência e crueldade para chocar audiências, mas, mais do que isso, sintetiza crime, arte, história e teoria, no que possibilita levantar questões ligadas ao mundo contemporâneo. Diante de tal obra, este trabalho se propôs a fazer uma análise fílmica, através do eixo reflexivo teórico, que circunscreve-se na singularidade do filme pretendido, e no que enfatiza a forma com que o longa-metragem busca apresentar o caráter ideológico do protagonista serial killer, Jack, por meio de imagens e suas formas. O presente texto buscou articular a hipótese da verossimilhança da ideia de reprodução de imagens entre o ato de matar em série, através do conceito de “reprodutibilidade técnica” de Walter Benjamin ao fazer uma aproximação com a montagem do filme de Trier, a fim de levantar inferências no que concerne à imagem e sua reprodução nesta obra do cineasta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).