CINEMATOGRAFIA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO PIBID-MATEMÁTICA (UFTM)

Autores

  • Fernando Lourenço Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Valdina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Vânia Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Luis Gustavo da Conceição Galego Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Resumo

A cinematografia é a utilização de técnicas de fotografia aplicadas à produção do cinema. Elas estão relacionadas ao enquadramento da cena e aos planos perceptíveis, à iluminação, aos movimentos de câmera e aos ângulos utilizados na captura da imagem. Essas técnicas podem ser aplicadas em diversas estratégias de ensino, a despeito do cinema ainda ser utilizado principalmente como ilustrador de informações apresentadas em sala de aula. Assim, o conhecimento dessas técnicas por futuros professores durante sua formação inicial permite que uma nova perspectiva de aplicação do cinema seja desenvolvida nas escolas. O PIBID (Programa Institucional de Iniciação à docência) tem entre seus objetivos elevar a qualidade da formação inicial dos licenciandos, além de permitir uma maior articulação entre o Ensino Superior e os profissionais da Educação Básica. Assim, com o objetivo de investigar como os estudantes se apropriam das técnicas cinematográficas e que aprendizagens poderiam ser suscitadas a partir da experiência vivida, foram apresentados os conceitos cinematográficos aos alunos do PIBID. Posteriormente assistiram a curtas produzidos pelos alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências da Natureza e Matemática da UFTM, e em grupos, produziram três curtas. Os resultados indicaram que os curtas produzidos focalizaram principalmente à questão técnica da cinematografia e dois deles tiveram como tema a greve das Universidades Federais. Esses resultados indicam que a ênfase na técnica esteja relacionada aos cursos de formação dos alunos (Matemática), que tem em seu escopo aspectos relacionados à angulação e enquadramento, conteúdos do campo da geometria, necessários à cinematografia.

Biografia do Autor

  • Fernando Lourenço Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Professor Adjunto, Departamento de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Valdina Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Professor Adjunto, Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Vânia Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Professor Assistente, Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Luis Gustavo da Conceição Galego, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Professor Adjunto, na UFTM, Departamento de Ciências Biológicas (ICENE), responsável pelas disciplinas de "Princípios Evolutivos", "Evolução", "História da Ciência e da Biologia", "Cinema e Educação", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos I", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos II", "Evolução Humana"

Downloads

Publicado

2014-03-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)